HaloScan: A Solução Gratuita e Prática para Trackbacks
Tudo bem, confesso que não conhecia os trackbacks até ver a discussão sobre a blogosfera brasileira. O problema é que só vi a discussão após migrar o Bardo para Drupal 4.7rc3. "E daí?", você me pergunta. O Drupal oferece um módulo que implementa trackback. O problema é que ainda não há versão para deste módulo para o 4.7. Mas nem tudo está perdido...
Trackbacks
Para haver mais interatividade entre os blogs, foi criado este recurso. O trackback, explicado por exemplo, consiste simplesmente no seguinte:
- João escreve sobre o Dia da Terra em seu próprio blog;
- Maria vê e acha legal, mas discorda de alguns pontos;
- Maria então escreve, em seu próprio blog, um artigo complementando o de João.
O trackback é a forma de registrar no blog de João que Maria (no Hoje o Blog é de Maria) escreveu um artigo relacionado.
Assim, cria-se o link entre os blogs. A vantagem do uso de trackbacks é que, com ele, podemos fortalecer a blogosfera.
Como faço então?
O Drupal 4.6 tem um módulo que implementa Trackback. O MovableType também, bem como o Wordpress.
Mas pode acontecer de você ter um blog em um serviço gratuito, ou de ter um sistema que não ofereça ainda este recurso. O que fazer?
Se for esse o seu caso (era o meu), existe uma solução possível: há um serviço gratuito que oferece o recurso de trackback (e de comentários, se você não tiver ainda): o HaloScan.
Iniciando
Antes de mais nada, visite a página inicial do HaloScan em http://haloscan.com. Lá você verá a tela:
Lá, clique em Signup Now e preencha o seguinte formulário:
Uma coisa bacana do HaloScan é que oferece um assistente que explica direitinho o que fazer para ativar os comentários e trackbacks no seu blog.
Você seleciona o tipo de blog que você tem (com relação à ferramenta usada) e clica em próximo. Aqui é só copiar o código apresentado e colocá-lo onde o texto pede, fazendo as mudanças conforme citado.
Para enviar trackbacks pelo Halo (é, a expressão não ficou tão boa...), você precisa preencher um formulário e mandar manualmente. Mas a recepção é automática.
Outra coisa bacana do serviço é que dá pra mudar um bocado. Eles oferecem uma infinidade de templates, por exemplo.
----
Vamos lá, blogueiros do Brasil! Vamos atender ao pedido do Elcio! Todos precisamos de trackbacks: garanta já o seu!
--Cárlisson Galdino
Comentários
Dúvida!
Olá!
Se o Haloscan for instalado em um blog que já possui comentários, esses comentários são apagados?
Valeu!
neutron
Não, mas você vai ter que
Não, mas você vai ter que escolher um dos dois para tratar dos comentários ou então ter dois sistemas de comentários ao mesmo tempo, o que é péssimo.
Mas você pode muito bem manter os comentários do site e não colocar o link para os comentários do HaloScan, colocando link só pros trackbacks via HaloScan.
[]s
Acabei de inserir o Haloscan
Instalei mas ele retirou meus comentários que antes existiam.
incorporar no site
como faço pra encorporar essa pagina de recados do Haloscan dentro do meu site?
Sinceramente, não sei se é
Sinceramente, não sei se é possível colocar a página de recados dentro da página do artigo, talvez só seja possível assim, como um link. Já olhou o fórum do HaloScan?
Oi!
Obrigada!!! Tudo isso q você escreveu me ajudou muito!!
Valeu!!
Bjos!!
HaloScan
Boas dicas.
Vou me cadastrar.
Muito obrigado.
Halo Scan
Galdino,vejo que vc é de Maceió, e como moro aqui e tenho acessado um blog conhecido que roda as postagens pelo Halo Scan,te pergunto porque realmente só aparecem essas postagens dos comentaristas no Halo e não no blog diretamente.Ou o Blog existe no proprio Halo?
E como o "proprietário" do Blog rastreia os IP's de quem posta?
Pq lá já houve problemas com postagens agressivas e mal-educadas.
Não sei se me expressei bem,sou verde nisso.
Obrigado e um abraço.
Marco
Maceió AL
Olha, infelizmente nem sei.
Olha, infelizmente nem sei. Faz dois anos que escrevi o artigo e não uso Haloscan. Pelo que me lembro, todo o sistema de comentários era do próprio HaloScan e estava disponível apenas como janela popup, com fácil configuração. Para ele ficar embutido no blog, não sei se era (ou se já é) possível.
Sobre o rastreamento de IPs também não tenho informações. Se algum eventual visitante for usuário do HaloScan e quiser esclarecer estas questões, por favor fique à vontade para comentar.
[]s
não gostei
não da pra entrar no blog da pessoa pelo link do nome, é uma droga esse negócio.. putz, odiei! como faço pra tirar agora??
Valeu
Submeter um novo comentário