Mentiras e Verdades sobre o Desktop Maker
O artigo Desktop Maker: novo concorrente para KDE e GNOME foi lançado ontem, primeiro de Abril. Veiculou, entre outros cantos, no Rec6 e foi citado no BR-Linux. Trata-se de uma mentira, mas baseada em muitos fatos concretos, o que a torna um tanto difícil de ser percebida de início.
- Verdade 1: o Window Maker já foi mesmo um sucesso e já foi o ambiente padrão de distribuições GNU/Linux no passado.
- Verdade 2: o Window Maker foi mesmo criado pelo brasileiro Alfredo Kojima. Foi uma continuação do AfterStep.
- Mentira 1: não existe o Desktop Maker. O link que leva para a suposta página do projeto no Sourceforge dá um erro. E é um erro de arquivos não encontrados pelo servidor web, não um erro devido a excesso de tráfego.
- Mentira 2: Angelique Tussaud foi um nome gerado a partir do nome "Alfredo Kojima" com uso do Vampire Name Generator. Tente lá pra ver!
- Verdade 3: o Window Maker de fato é bem conhecido devido aos docks, aplicativos que rodam em áreas quadradas de tamanho padrão. Há muitos docks, pra todos os gostos. Veja o Docksapps para ter uma idéia do que estou falando...
- Mentira 3: não sei de um projeto que esteja integrando todos os widgets e gadgets e desklets ou como quer que você queira chamar. Deve ser complicado por algumas razões:
- linguagens de programação distintas: há uns feitos em JavaScript, outros em Python e por aí vai.
- APIs distintas: cada um deve oferecer um conjunto próprio de funções utilizadas pelos criadores de desklets;
- Dependência de ambiente: provavelmente estas tecnologias fazem chamadas de sistema próprias de cada ambiente.
- Ademais, os gDesklets já funcionam no Window Maker, embora consumam bastante memória (tanto quanto rodando dentro do GNOME). Tanto que o screenshot apresentado mostra gDesklets em execução.
- Verdade 4: o mascote do Window Maker é o panda Amanda realmente, embora seja pouco conhecido.
- Mentira 4: o bamboo não está sendo desenvolvido. Mas convenhamos: um algoritmo de previsão que desmonta automaticamente um dispositivo milisegundos antes que seja removido é provavelmente a mentira mais descarada deste artigo.
- Mentira 5: não está sendo desenvolvido um "3DM", mas a idéia de dockapps dividindo espaço em um cubo é legal! :-)
- Verdade 5: o Window Maker é o gerenciador de janelas oficial do projeto GNUstep (isso não é dito no artigo). Mesmo assim, o WM não usa GNUstep como API gráfica, mas sim a WINGS (WINGS Is Not GNUstep).
- Mentira 6: o Window Maker não está migrando para GNUstep, na verdade, aparentemente está parado.
- Mentira 7: não existe DING+oQ e não sei até que ponto a idéia seria boa, já que tanto o GTK+ como Qt suportam tema (estou usando no momento um tema GTK+ inspirado no GNUStep), mas o Kojima já pensou nisso para outras tecnologias. Existe, por exemplo, o TkStep, que implementa a interface do Tk, mas com cara de GNUstep.
- Mentira 8: não existindo, o Desktop Maker não atraiu a atenção de nenhum investidor. Nem Mandriva, nem NetBSD, muito menos a Sony e...
- Mentira 9: menos ainda o SBT! A associação do bamboo com o Sílvio foi uma referência a um vídeo que agitou a Internet brasileira ano passado...
A apresentação de slides da Sony foi feita usando a ferramenta gratuita Spresent, que usa Flash. Não preciso dizer que foi uma pista falsa, né?
Já o documento sobre o bamboo, em inglês, é feito de modo que o início de cada parágrafo fala algo coerente, continuando com passagens retiradas da Uncyclopedia.
Conclusões
Alguma idéias apresentadas são realmente interessantes e é uma pena que sejam mentira:
- cubos de docks;
- gerenciador de arquivos para Window Maker com gerenciamento de dispositivos. Sim, há alguns já, mas em geral são bastante pesados... E o dock seria o caminho ideal de integração ao Window Maker, não criando ícones no Desktop.
É, meus amigos, não existe um Desktop Maker. E o Window Maker sofre por não ser um desktop, mas apenas um gerenciador de janelas. Para usos comuns de hoje em dia, não ser um desktop traz alguns problemas. Porém, ainda utilizo o Window Maker e digo que dá pra contornar muitas destas coisas. Com algum esforço, dá pra montar um desktop pessoal minimamente utilizável com Window Maker. Aguardem mais capítulos desta história...
-- Cárlisson Galdino
Anexo | Tamanho |
---|---|
gnustep.jpg | 72.97 KB |
essa foi demais
kara,,, que mentirinha bem fundamentada hem,,,, isto e o que eu chamo de uma solida mentira,,, muito legal.......
podem ja ir pensando numa nova para o ano que vem
Quanto tempo levou pra bolar isso tudo ?
Parabéns,
de todos os trotes do Primeiro de Abril esse foi o único que me enganou.
Você deve ter tido muito trabalho para fazer isso.
Mas valeu a pena, ganhou mais um leitor para o seu blog.
Helvécio
Obrigado, foxmcclound e
Obrigado, foxmcclound e Helvécio pela visita!
Sobre a mentira para primeiro de Abril de 2008, a gente vê quando estiver mais perto. Quem sabe, algo mais elaborado e complexo... ;-)
O artigo começou a ser escrito e discutido na semana passada mesmo, com discussões entre arcano e chocobo.
[]s
Meu amigo, eu nem deveria
Meu amigo, eu nem deveria comentar pq não entendo nadica disso aí, mas não queria sair sem deixar um abraço, tá bom?
Ótima semana!!!
Gostei muuuuito
Não acredito que essa mentira foi tão bem feita assim...
Acreditei piamente no artigo, mesmo sabendo que existiam coisas miraculosas.
Seria uma boa idéia se esse projeto fosse levado à frente.
RS
Submeter um novo comentário