Skip to Content

Pergunte ao Oráculo

Uma das razões de entrarmos na grande rede mundial, dita Internet, é o acesso a informações que nos sejam úteis, seja sobre um assunto da escola, um serviço que desejamos contratar ou um tipo de informação especial. Para encontrarmos resposta para isso, temos duas opções: tentar adivinhar endereços de sites (o que não é nada produtivo) ou recorrer aos sistemas de busca.

Desde muito tempo, quando a Internet começou a ficar realmente grande, descobriu-se a necessidade de sistemas que ajudassem os internautas a encontrar da Internet aquilo que procuravam. Chamados de Sistemas de Busca, estas páginas mágicas na Internet funcionavam como oráculos. Dizíamos palavras desejadas e elas retornavam endereços de páginas. Simples e eficiente, a fórmula é utilizada até hoje (apesar de permitirem usos mais sofisticados).

O buscador de sucesso mais antigo que lembro é o Yahoo!, famoso principalmente por suas páginas leves. Eles se preocupavam com o resultado das procuras e que as procuras fossem rápidas, para o usuário não precisar esperar tanto.

O tempo passou e o Yahoo! virou um diretório, ou seja, catálogo de sites, divididos por categorias.

No Brasil tivemos o Cadê?, que fez um enorme sucesso por aqui na década passada. Hoje parte do Yahoo!, o serviço continua funcionando.

Apesar desses e de diversos outros que existem por aí, hoje é inegável a força do Google, um serviço rápido e distribuído entre milhares de máquinas espalhadas pelo mundo.

Para fazer uma busca, você precisa de um endereço de buscador e de um assunto. Vamos trabalhar com o Google por ora. Seu endereço é http://www.google.com.br (versão em Português).

Vamos procurar um texto que diga as regras do xadrez chinês. Para isso abrimos o Google, digitamos (xadrez chinês) na área de texto e clicamos em procurar, sem os colchetes. Obtive mais de 4.500 resultados. Isso foi ótimo para dar uma dimensão de quanta informação o Google tem, mas não ajuda muito, o que começamos a notar lendo o resultado: Livro de receita.

Para melhorar, podemos colocar a expressão entre aspas. Assim, o Google só mostrará links onde as duas palavras forem achadas juntas. Vamos buscar por ("xadrez chinês"). Resultado: mais de 500 páginas (o filtro realmente diminuiu o resultado da procura), mas ainda falam de culinária.

Vamos adicionar então a palavra regras. A busca fica ("xadrez chinês" regras). Com esta fórmula, você certamente achará as regras em algum dos links retornados.

O importante aqui é perceber o que é possível fazer em um sistema de busca: dá pra encontrar muita coisa. Tudo se baseia em você: pensar no que procura, criar uma fórmula para isso (critérios de busca) e procurar com um site como o Google.

"Por que o Google?" Bem, é o mais utilizado atualmente: é rápido, tem muita informação, é leve e ganhou a simpatia de muitos grupos. Mas se você não gostou dele, pode tentar o Yahoo! - http://br.yahoo.com - ou o Altavista - http://www.altavista.com.br - ou até mesmo fazer uma procura por "Ferramenta de Busca" ou "Search Engine".

Escolha o seu oráculo e navegue com mais firmeza, com maiores chances de encontrar o que procura.


Comentários

Erro?

Retrato de bardo

No log daqui diz que alguém tentou comentar 3 vezes esse artigo e deu erro. Se foi você que tentou e não conseguiu, gostaria que tentasse respondendo a este comentário. Se não der, tem meu mail, que é bardo em swissinfo ponto net.

[]s

quem nesce primeiro? o ovov ou a galinha?

Grande Abu! podes mesmo responder a td? xD entao me diga!
quem nasceu primeiro.. o ovo ou a galinha??
sempre quis ouvir uma boa resposta para isso
:D
eu tenho minhas teorias mas deixe me ler as tuas :D
Agradeçido xD

quem nesce primeiro? o ovo ou a galinha?

Grande méstre! podes mesmo responder a td? xD entao me diga!
quem nasceu primeiro.. o ovo ou a galinha??
sempre quis ouvir uma boa resposta para isso
:D
eu tenho minhas teorias mas deixe me ler as tuas :D
Agradeçido xD

quem nasceu primeiro o obo ou a galinha

acho que os dois deus fez os animas pra eles se reproduziram assim como nos primeiro deus fez adão e eva para sermos reproduzirmos também

Submeter um novo comentário

O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.
  • Link to content with [[some text]], where "some text" is the title of existing content or the title of a new piece of content to create. You can also link text to a different title by using [[link to this title|show this text]]. Link to outside URLs with [[http://www.example.com|some text]], or even [[http://www.example.com]].
  • Allowed HTML tags: <br> <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.