Questionando a Pirataria
Dois ótimos artigos falando de pirataria foram publicados no Observatório da Imprensa: Pirataria ou... que crime é esse?, por Pedro Rezende, e Sobre piratarias e piratarias, de Sebastião Martins. Eu mesmo já escrevi sobre o tema em Piratas e Piratas.
A novidade é o caso Ponosov, onde um professor russo está com a corda no pescoço por não saber que o software utilizado em sua escola era ilegal. Sobre o assunto, fico com a opinião do presidente russo Putin: "Pegar alguém por comprar um computador em algum lugar e começar a ameaçá-lo com prisão é completamente besta, simplesmente ridículo. A lei reconhece o conceito de alguém que comprou um produto com boa intenção."
Por falar em Pirataria, tem um projeto apontado no BrPoint que poderia ser chamado de democratização do Oscar. Vejam lá.
Voltando ao assunto central... O que essas empresas estão fazendo é o mesmo que seria impedir e perseguir proprietários de impressoras a jato de tinta por atrapalhar no lucro de calígrafos. Alguém por favor diga a essas empresas que as coisas mudam com o passar do tempo! "Oh, pobre burro que não cansa de bater a cabeça nas árvores! Não percebe que a estrada faz uma curva?"
-- Cárlisson Galdino
<!-- google_ad_section_end -->
Comentários
Concordo
Concordo plenamente com sua opinião. É uma tentativa burra de tentar fazer a pasta voltar para dentro do tubo.
Minha opinião: http://hogwartslinux.wordpress.com/2007/02/14/questionamentos-sobre-a-pirataria/
PS: você desativou trackbacks? :P
Pois é, desativei porque no
Pois é, desativei porque no período em que estava ativado 98% ou mais dos trackbacks que chegavam eram spam, e estava ficando muito complexo gerenciar isso.
Mas estou preparando um pacote de mudanças no site/blog e vou tentar trazer o devolta o trackback. ;-)
[]s
olha.. apesar de concordar
olha.. apesar de concordar que há piratas e piratas, e de considerar certas "piratarias" legítimas, eu tô cada vez mais enxendo o saco com essa indústria do entretenimento e tô ficando cada vez mais chato como o stallman: não quer distribuir de forma livre? enfia no $#$ então! :P hehehe
simplesmente tô boicotando. se essa maldita indústria me vê como um criminoso, porque diabos eu deveria sustentá-la? ** já que, mesmo sendo um "pirata", e mesmo os dinossauros sendo lentos demais para perceber isso, por ser uma economia de idéias, quanto mais eu "pirateio" esses filmes, mais valor comercial eles passam a ter, e mais essa mesma indústria lucra com eles.
cada vez faço menos questão pelo lixo que essa indústria produz. e, com a quantidade crescente de conteúdo aberto e de QUALIDADE na rede, ou essa indústria acorda para o futuro, ou vão perder espaço pra gente que, graças ao potencial imenso de distribuição da grande rede, poderão distribuir e ganhar dinheiro com o seu próprio conteúdo sem esses malditos sanguessugas, os verdadeiros e únicos piratas nessa história, que nada produzem, são os que mais ganham com o uso comercial da criatividade alheia, e ainda se acham no direito de chamar os outros de ladrões. é mole?
a propósito, bela dica o cd do J T Bruce! :D
abraços!
Pois é, é bem por aí... O
É bem por aí... O problema é que ficar isolado da manada traz riscos e nem todos estão dispostos a encará-los... Então cabe a nós, os "arautos dos novos tempos", puxar a manada para o oasis. Isso torna então, potencialmente importante que quebremos a alimentação da cultura vigente (que se alimenta, mesmo que sejam piratas). ;-)
P.S.: J T Bruce é muito bom mesmo, né? Rinaldi também deu uma dica de banda do Jamendo. Isso bem que podia virar um meme, né? :-P
[]s
Yeah!!!
Nova meme na blogosfera!!! Indicar músicas e/ou materiais em Creative Commons!!! :-P
Gostei da idéia!
Submeter um novo comentário