Jasmim se aproxima do final. A série finda no episódio 50, a ser publicado no próximo dia 14. Depois disso vou parar por um tempo, pelo menos nisso de série de contos. Estou com umas idéias bem interessantes e vou colocar uma enquete ou algo assim pra escolher qual será a próxima série.
Sobre Jasmim, pretendo lançar em livro. E no livro haverá mais do que a história: artigo explicando algumas coisas de bastidores, contos de alguns personagens secundários antes de eles aparecerem na linha narrativa principal e um capítulo com comentários do autor sobre cada episódio. Assim, temos a história 100% publicada no blog e, ao mesmo tempo, vai valer a pena ter o livro para quem gostou da história. ;-)
Espero que tudo dê certo. E aguardem para o próximo sábado o último episódio de Jasmim!
No último sábado fui a Marechal Deodoro exclusivamente para visitar o Nelson da Rabeca. Coisa de doido mesmo. Não o conhecia pessoalmente, ele não sabia que eu iria e nem eu sabia se ele estava ou não em casa. Tentei até montar um grupo de viagem, mas o pessoal desistiu e terminei indo sozinho.
Rabeca, para quem não sabe, é um instrumento parecido com o violino. Na verdade, o violino veio da rabeca. As diferenças incluem o timbre, o fato de a rabeca ser artesanal e o modo de tocar.
Já o Nelson da Rabeca é um gênio em sua simplicidade. Foi cortador de cana de açúcar e começou a tocar rabeca apenas depois dos 50 anos. Completa 80 este ano e reúne dois enormes talentos: é considerado um dos maiores tocadores de rabeca do Brasil e o melhor criador de rabecas.
Além de andar pela antiga capital de Alagoas, cidade que eu ainda não conhecia, tive o prazer de conversar com Nelson e sua esposa, que me receberam muito bem em casa. Ele tem um grupo que se apresenta em todo o Brasil e suas rabecas são encomendadas até mesmo do exterior.
Comprei uma rabeca a ele e falta apenas aprender a tocar. Mas o mestre Nelson já disse que não tem dificuldade não, é só se dedicar: "ninguém me ensinou não. A rabeca foi que me ensinou a tocar".
Ele também tocou um pouquinho lá pra eu ver. Foi muito bom conhecê-lo. Ainda vou visitá-lo de novo depois, qualquer dia.
Fato curioso é que ele também curte chapéu e também tem um fedora preto. ;-)
Tenho dois projetos mais representativos para 2009 e gostaria de compartilhar esses planos com vocês:
Lançar Jasmim em livro. A história completa estará aqui no blog, porém há contos periféricos envolvendo personagens secundários que estarão apenas no livro. Bem como alguns textos meus explicando algumas coisas da história, de como foi feito, etc. Ainda preciso de alguém que desenhe em estilo mangá para fazer as ilustrações (inclusive capa) do livro. (alguém aí se habilita? ;-) ) Tenho já umas seis possibilidades para a nova série em contos que virá após Jasmim. Vou dar um jeito de fazer uma enquete pra ver qual será a nova história, mas ao terminar Jasmim pretendo ter pelo menos um mês de "férias". :-P
Finalmente vou fazer minha banda, idéia já muito antiga. Será no início cover de Engenheiros do Hawaii, mas uma banda de Folk Rock. Até o momento, apenas dois integrantes: vocal (eu próprio) e guitarra (Pedro Augusto). Ainda não há banda propriamente, portanto, mas já temos site! ;-) Visitem lá Infinnita.com. E se souberem de alguém de Arapiraca-AL ou região disposto a fazer parte da banda, temos vagas.
Finalmente atualizei o blog Bardo para o Drupal 6 (Drupal é o software web utilizado para manter este site). Com a mudança, veio também a mudança do tema e diversas outras. Enfim, muitas mudanças são legais. Confiram o resultado.