Para quem não sabe, XUL é uma tecnologia Mozilla usada para criar interface gráfica (botões, janelas e coisas assim) de programas. A interface do Firefox, SeaMonkey e de alguns outros programas é feita usando XUL. Para mais sobre XUL, você pode visitar a página do XUL Brasil.
No FISL hoje pude assistir a duas palestras relacionadas ao tema:
- Bruno T. C. de Oliveira apresentou XUL e Javascript: Desenvolvendo Aplicativos Web às 10h;
- Marcio Galli apresentou Next-generation XML Applications with Mozilla XULRunner.
Enquanto a primeira muito me decepcionou pela aparente falta de domínio do assunto, por parte do palestrante (embora a apresentação de exemplos tenha sido boa), a do Marcio me surpreendeu: foi muito bem conduzida e esclarecedora.
Nela, Marcio falou sobre XUL com a mente na Web 2.0 (assunto polêmico, eu sei), com exemplos práticos e respostas ágeis para perguntas que pairavam. Respostas óbvias, pode-se dizer, mas daquele tipo de resposta que, embora óbvia, ninguém consegue enxergar no momento. Como respostas de hoje para perguntas do ontem (ou do amanhã para perguntas do hoje), se vocês me entendem.
Ainda não tenho nada do material da apresentação, mas quando tiver complemento o post.
R2: Faltou citar a apresentação de ontem, às 19h, de Marcio Junior Vieira. Foi uma apresentação boa também, que explicou o básico do XUL.
--Cárlisson Galdino
Comentários
Submeter um novo comentário