Introdução
Este livro é um projeto antigo. Passei quatro meses antes de efetivamente começar a escrever. Não me olhe assim! Quatro meses é muito tempo nos dias de hoje! Já ouviu falar em Internet Time? É isso.
Espero que o material aqui apresentado, em seu teor filosófico-simplificado, lhe ajude a entender como funciona e como pensa a comunidade idealista que se ergue, com pilares em todos os lugares do mundo, cada vez com mais força, cineticamente.
Cinese. Movimento. Dinamismo. Isto é o que importa. Esperar? Raramente. Se preciso, fazendo alguma outra coisa.
É curioso como, em vários aspectos e várias situações, pessoas cada vez mais reclamam, mas não passa disso. Só reclamar não resolve. Se não houvessem protestos, manifestações violentas e ações pacíficas direcionadas, o mundo não seria este. O que seria da liberdade sem terem existido os quilombos?
Se historicamente não houvesse ação, só reclamação interna, muito mais da metade das conquistas que temos não seriam atingidas. Não tenho provas disso, mas leia a História e veja que conclusão você tira. As grandes conquistas sempre vieram da ação, não caíram do céu.
Cada vez mais as pessoas reclamam e menos fazem. Mas não há um escolhido profetizado. Há apenas nós, mortais. Você e eu.
E o que são "os fontes"?
Utilizei como título um termo bastante utilizado na área de programação, de desenvolvimento de programas para computadores. Fontes são uma simplificação de Códigos-fonte. Este termo, por sua vez, se refere à representação de um programa de computador de forma facilmente inteligível por um programador.
Um programa de computador geralmente é feito como um código-fonte escrito em alguma linguagem de programação pelo programador (ou por um conjunto de programadores). Depois de um processo de tradução automática, o programa se torna um código executável. Este sim pode ser prontamente entendido por um computador.
Apesar da analogia, entretanto, este livro fala de coisas cotidianas comuns a qualquer um, não sendo voltado apenas a programadores.
Dados Técnicos
Este livro foi escrito inteiramente (em sua versão inicial) no OpenOffice.org 2.0 Beta (1.9.79). Posteriormente, versão 1.1.3.
O título Nós Temos os Fontes! refere-se a códigos-fonte de programas de computador. Trata-se de várias linhas com comandos em alguma linguagem de programação, que são a forma como programas de computador são feitos.
O código-fonte que aparece na capa é do MediaWiki, ferramenta para edição de textos colaborativa utilizado pela Wikipedia e projetos assemelhados, o tipo de ferramenta que costumamos chamar de wiki. Mais precisamente, o código da capa se trata do arquivo SearchEngine.php da versão 1.3.8 da ferramenta. É um código em PHP (a ferramenta em si é escrita em PHP).
A segunda página apresenta uma imagem bem mais leve que pode também servir de capa. E essa é a dica para quem quiser imprimir esse PDF (obs: certamente isso só vale para a versão em PDF do livro): imprima a partir da segunda página! ;-)
Este livro seria distribuído sob a licença GNU Free Documentation License, porém resolvi mudar a estratégia e liberá-lo sob a licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença Brasil.
O que esta licença significa?! Bem, significa que eu estou lhe conferindo o direito de copiar à vontade este livro, e até mesmo o direito de modificá-lo, desde que você também passe esses direitos adiante para qualquer um que receba o livro, modificado ou não. Ah, claro que se você modificar o livro, vai ter que dizer explicitamente que se trata de uma versão modificada por você. E no final do livro terá que dizer o que foi que você mudou.
Agradeço o apoio, opiniões, correções e as sugestões de:
- Ricardo "Gandhi" de Mello, do Quilombo Digital;
- Augusto "Brain" Campos, do BR-Linux;
- Hugo Ribeiro, do XUL Brasil;
- Alex Müller;
- Paulino Michelazzo;
- Regis Fernandes (Mozilla Brasil).
- Thiago Ávila;
Foram de enorme importância para a conclusão deste trabalho.
Anexo | Tamanho |
---|---|
prisaoid.jpg | 115.15 KB |
Comentários
Submeter um novo comentário