O Fundo da Caverna
Um dia Platão falou sobre verdades e mentiras. Um dia Platão contou uma parábola para explicar seu mundo metafísico. Esta parábola também serve para me ajudar a explicar coisas do mundo físico mesmo.
Imagine-se preso em um ambiente muito escuro. Todos olham para uma parede de pedras onde vêem sombras dançando. Ali todos recebem mingau na boca e água. Basta olhar as sombras dançando e comentar com os amigos: todos vêem as sombras dançando. Todos vêem sombras dançando desde que nasceram. Sombras dançando são, para eles, a única realidade possível.
Enquanto dentro da caverna pessoas vêem sombras dançando, lá fora há um céu azul imenso, árvores dançando com cores maravilhosas. E pássaros, e coelhos, e predadores belos e perigosos, e borboletas, e abelhas, e libélulas. Há um mundo de cores e sons que as pessoas de dentro da caverna simplesmente não conhecem. Há um mundo infinito enquanto elas vivem em um local limitado.
Todos que se soltam e tentam se afastar do fundo da caverna são chamados pelo pessoal da produção de volta: olha, volte! É legal! Todo mundo faz isso! Por que a revolta? Todo aquele que conseguir sair será esquecido ou se tornará uma sombra dançante numa peça de piada pelas mãos da produção. Isso garante que os outros continuarão gostando de viver em uma caverna.
Há muitas pessoas que querem que você viva no fundo dessa caverna, por vis motivos. E só você tem poder para se erguer e sair para respirar o ar limpo e viver no mundo natural.
Mas e quando alguém sai? Há um mundo infinitamente belo o esperando, um mundo de inigualável beleza e de responsabilidades. Não tem mais produção para dar mingau e água. Cada um tem que se virar. Mas claro que vale a pena.
A grande lição aqui é: Tudo tem um preço que precisa ser pago, e o preço da liberdade é a chamada por responsabilidade. Cada um de nós foi criado com perfeita capacidade de se virar, porém a produção nos torna acomodados. Sim, meus amigos, a Liberdade tem seu preço. Mas sempre valeu a pena pagá-lo.
Comentários
Submeter um novo comentário