Skip to Content

O Efeito Default

 

Sim, acredito nisso! Mas não tenho tempo para praticar... A vida hoje é muito corrida. Já parou para pensar se realmente o tempo falta? Sim, porque o tempo é maleável quando temos organização. Medite sobre o seu tempo. O que tem feito com ele? Já elegeu em algum momento as prioridades da sua vida? Apenas acreditar não resolve todos os problemas.

E além disso há o perigoso efeito default e, sem perceber, você pode estar agindo contra quem a princípio gostaria de ajudar.

Imagine que um fabricante de tintas pretas (sim, para a analogia ficar mais abstrata vamos supor que fabricantes de tinta só fabricam tinta de uma cor), através de atitudes de monopólio e lobby, terminou comprando os fabricantes de tinta vermelha e de tinta verde, apenas para cancelar a produção. E acabaram falindo o fabricante de tinta amarela e o de tinta cinza. Terminou que no mundo há apenas o fabricante de tinta branca, último sobrevivente do massacre capitalista, e o de tinta preta, bolando meios e mais meios para exterminar o concorrente e ser a única cor para a pintura de prédios.

Digamos agora que o fabricante de tinta preta começou um projeto de descontos de até 30% para os lojistas que vendam exclusivamente tinta preta. Com isso quase não se encontra mais tinta branca no mercado, pois muitos lojistas se submeteram e se tornaram cúmplices do monopólio. E agora 90% de toda a tinta vendida no mercado é preta, por mais que a tinta branca invista em estratégias de marketing.

Digamos que você conheça esse cenário tanto quanto qualquer um. Há a ameaça de a tinta preta se tornar a única daqui há alguns anos e você abomina essa idéia. Justamente por isso, quando vai comprar tinta pergunta: tem tinta branca? O vendedor responde, desconfiado: Não, não temos. Mas para não perder a viagem, você compra tinta preta...

Presente 2

O que aconteceu? Você não escolheu tinta preta, mas aceitou não ter escolha. E com isso lá vai mais uma venda para a tinta preta e uma a menos para a tinta branca...

Às vezes um posicionamento exige um ou outro sacrifício e, se você não estiver disposto a fazê-lo, terminará agindo contra as coisas em que quer acreditar. Porque às vezes não fazer nada e agir contra tem o mesmo efeito. E um dia seu neto lhe perguntará: Vovô, por que nossa casa é tão escura? Ninguém nunca fabricou tinta branca? E você terá que engolir seco e dizer: Fabricou, meu neto, mas alguma coisa não funcionou como deveria...

O Novo Brado

AnexoTamanho
novobrado.jpg60.3 KB

Comentários

Submeter um novo comentário

O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.
  • Link to content with [[some text]], where "some text" is the title of existing content or the title of a new piece of content to create. You can also link text to a different title by using [[link to this title|show this text]]. Link to outside URLs with [[http://www.example.com|some text]], or even [[http://www.example.com]].
  • Allowed HTML tags: <br> <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.