Navegar é Preciso, Viver não é Preciso
Uma questão por séculos ocupou o tempo de diversos pensadores. Uma questão que as pessoas hoje querem evitar. Simplesmente não se faz mais a pergunta primordial: Para que vivemos?
Muitos vivem em função de prazeres e dinheiro. Prazeres e dinheiro são, sem dúvida, boas coisas para se ter. Porém não devemos fundamentar nossas vidas em bases tão pouco sólidas.
Há uma antiga inverdade entre os cristãos que prega que, se ao nos encontrarmos à beira da morte acreditarmos em Iaweh, basta isso para sermos salvos. Os cristãos pregam que Iaweh é justo e, sem sombra de dúvidas, o "ser justo" não bate com tal comportamento. No mundo em que vivemos, muitos não-cristãos constroem coisas maravilhosas; para o bem comum, a Igreja muito já matou para pregar seu Evangelho; e sempre houve gente que simplesmente nem sabe quem é Iaweh. Não é justo salvar alguém simplesmente porque esse alguém acredita que Iaweh existe, e ao mesmo tempo deixar à morte, por exemplo, alguém que sofreu e muito fez para que centenas de pessoas não passassem fome.
Claro que o caso apresentado é um caso extremo. Mas, de modo geral, não é justo. Se Iaweh for justo, não desejará ter ao seu lado bajuladores e sim pessoas que realmente agiram pelo bem comum.
Quem não crê em Iaweh, mas em outras religiões, provavelmente crê já na existência de conseqüências para cada ato que praticamos. Seja a Lei do karma, seja a Lei do Retorno, não faz sentido dispensar as virtudes em função de cobiça. A troco de quê?
Há quem creia que quando morremos nosso espírito simplesmente se esvai. Esses podem crer ainda na História. Pois quem age irregularmente e entra na História raramente será bem-lembrado. E se o for, por mais que seus descendentes tentem esconder, sempre haverá quem saiba sua real índole quando vivo. E as verdades sempre vêm à tona.
O que te motiva? O que te faz se mover? Desperte! Você vai morrer algum dia. E nesse dia poderá olhar para trás e vislumbrar tudo o que construiu. Para exaltação, alívio ou desespero.
Comentários
powww demais! adorei o
powww demais!
adorei o texto!
abrço!
Submeter um novo comentário