Skip to Content

Uma Revolução Digital

Um exemplo interessante e contemporâneo de como uma atitude pode fazer diferença. Nas últimas décadas temos vivido um monopólio agressivo na área de programas de computador. Desde muito tempo que se faz piadas questionando a qualidade dos produtos de uma empresa que monopolisava o mercado. Era, para muitos, uma forma de vingança.

Acontece que alguns programadores pararam de reclamar da baixa qualidade desses programas e começaram a fazer programas que fossem melhores. E que fossem feitos sobre uma base moral melhor, sem a corrida pela privação dos direitos dos seus usuários.

O resultado disso pode ser facilmente encontrado hoje em dia: o movimento do Software Livre. Um movimento que gerou programas de alta qualidade, como o Linux, o OpenOffice.org, o Apache e o Mozilla, para só citar alguns. Programas que podem ser copiados, utilizados sem restrição e até mesmo modificados, pois o código-fonte, que é o conjunto de regras que determina as funcionalidades do programa, está disponível.

Hoje já é possível utilizar um computador só com software livre para a maioria das atividades. Graças ao trabalho de muitas pessoas mas, em especial, de alguns poucos que começaram com isso. Uns poucos que investiram nessa causa simplesmente por questão de valores pessoais, por acreditarem que, com isso, poderiam fazer um mundo melhor. Uns poucos que foram chamados de radicais, utópicos, foram ridicularizados por profissionais que hoje estão tendo que se reciclar às pressas para acompanhar o trem da evolução, que não pára.

 E Uma Nova Cultura

Com um exemplo tão forte de como uma atitude organizada, conduzida por idealistas em função de uma causa comum, pode ter êxito, começou um movimento no lado oposto da gangorra da Propriedade Intelectual.

Tem-se visto cada vez mais empresas brigando para que os governos coloquem leis cada vez mais severas de repressão à cópia. Leis que facilitem o controle sobre o conhecimento.

Com o outro lado da gangorra ganhando força, o que temos é um movimento em prol de uma Cultura Livre, feita por todos e de todos. Há projetos hoje fortes, como o Creative Commons, e até uma enciclopédia feita totalmente assim. Trata-se da Wikipedia, que na versão em inglês já tem mais de 1 milhão de artigos.

A Moral da História

E a moral da história é: vivemos em uma enorme sala sem móveis, sentados no chão. De um lado, uma pilha de chapas de madeira. Do outro, um amontoado de ferramentas. Ao alcance de nossas mãos a dádiva do conhecimento da marcenaria em uma enciclopédia ilustrada, com explicações das mais completas, passo-a-passo, depoimentos dos maiores nomes nessa área...

Não temos muito tempo, mas temos mais que o suficiente se começarmos a fuçar a enciclopédia agora. Centenas reclamam. Podemos fazer mais que isso.

A realidade é um programa de computador rodando sobre o supercomputador Gaia. Um programa enorme, cheio de detalhes, com passagens sublimes e alguns defeitos e coisas por melhorar. Você pode reclamar que o programa é mal-feito, que tem erros, fazer piadas. Mas nós temos os fontes!

Alma Determinada

AnexoTamanho
almaDeterminada.jpg149.76 KB

Comentários

Submeter um novo comentário

O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.
  • Link to content with [[some text]], where "some text" is the title of existing content or the title of a new piece of content to create. You can also link text to a different title by using [[link to this title|show this text]]. Link to outside URLs with [[http://www.example.com|some text]], or even [[http://www.example.com]].
  • Allowed HTML tags: <br> <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente

Mais informação sobre as opções de formatação

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.